domingo, 9 de fevereiro de 2025

PLANO DE CURSO – 2º ANO

Componente: SOCIOLOGIA                                                                                               

Professor (a): AMANDA MAMEDE

PLANO DE CURSO – 2º ANO

 JUSTIFICATIVA:

Trazer uma base curricular em ciências sociais, o Currículo em Movimento do DF define como unidades temáticas: Ser humano, cultura e conhecimento; Natureza, trabalho e tecnologia; Direitos Humanos, política e cidadania.

 OBJETIVOS GERAIS:

Analisar diferentes contextos (filosóficos, geográficos, históricos, sociológicos) de construção dos discursos das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Identificar os princípios epistemológicos de construção dos saberes em diferentes culturas e relacionar fenômenos cotidianos, históricos e geográficos a diferentes correntes de pensamento filosófico-político e perspectivas sociológicas.

CRONOGRAMA DE OBJETOS DE CONHECIMENTO, HABILIDADES E CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1º BIMESTRE

OBJETOS DE

CONHECIMENTO

HABILIDADES

CONTEÚDOS

Refletir a postura do indivíduo na sociedade moderna enquanto sujeito de direitos e deveres, promovendo uma consciência crítica entre o alunado e uma maior compreensão do papel deste indivíduo na vida social e cotidiana.

 

Identificar os princípios epistemológicos de construção dos saberes em diferentes culturas, considerando as relações entre o senso comum e a consciência crítica em diferentes períodos históricos.

Compreender as dimensões socioeconômicas, étnicas, religiosas, simbólicas e de gênero.

 

  1. Ciências Sociais e ramificações
  2. Objeto de Estudo da Sociologia, Antropologia e Ciência Política.
  3. As teorias de classe e a estratificação social
  4. Desigualdade social e dominação
  5. Dominação e a realidade social brasileira

Globalização e novas questões sociais

6.     Obras do PAS

2º BIMESTRE

OBJETOS DE

CONHECIMENTO

HABILIDADES

CONTEÚDOS

Integrar o conhecimento do alunado ao contexto social através de vivências, aproximando o olhar perceptivo da realidade social.

Consolidar os conceitos de diversidade, identidade e diferença que constituem as identidades individuais e coletivas.

Discutir a genealogia das várias vertentes do conhecimento a partir das quais o sujeito constrói a realidade material e propõe outra imaterial.

O apito da fábrica

  1. Solidariedade e coesão
  2. Direito e anomia
  3. Ética e mercado
  4. Prenoções e o método sociológico

Trabalhadores, uni-vos!

  1. Da cooperação à propriedade privada
  2. As classes sociais
  3. Teoria e prática
  4. As condições de vida e trabalho dos operários
  5. Obras do PAS

METODOLOGIA: Aulas expositivas, trabalhos de pesquisa em grupo, avaliações orais e avaliações escritas.

RECURSOS: Audiovisuais, tv, Datashow e livros com apostilas adicionais.

AVALIAÇÃO: Atividades individuais no caderno – 2,0 pontos; Estudo dirigido (1º BIMESTRE) e Seminário (2º BIMESTRE) 3,0 pontos; Avaliação Multidisciplinar ou projeto da escola 2,0 pontos; Avaliação bimestral 3,0 pontos.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:  São Paulo: Scipione, 2016. BOMENY, Helena et al. Tempos modernos: Tempos de Sociologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TEXTO DE APOIO - SOCIOLOGIA

    TEXTO DE APOIO  - SOCIOLOGIA Karl Marx (1818-1883) foi um dos maiores críticos do sistema capitalista. Para ele, o sistema se suste...