Componente: SOCIOLOGIA
Professor (a): AMANDA MAMEDE
PLANO DE CURSO – 2º ANO
Trazer uma base curricular em ciências sociais, o Currículo em Movimento do DF define como unidades temáticas: Ser humano, cultura e conhecimento; Natureza, trabalho e tecnologia; Direitos Humanos, política e cidadania.
Analisar diferentes contextos
(filosóficos, geográficos, históricos, sociológicos) de construção dos
discursos das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Identificar os princípios
epistemológicos de construção dos saberes em diferentes culturas e relacionar
fenômenos cotidianos, históricos e geográficos a diferentes correntes de
pensamento filosófico-político e perspectivas sociológicas.
CRONOGRAMA DE OBJETOS DE
CONHECIMENTO, HABILIDADES E CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1º BIMESTRE |
||
OBJETOS DE CONHECIMENTO |
HABILIDADES |
CONTEÚDOS |
Refletir a postura do indivíduo na sociedade moderna enquanto
sujeito de direitos e deveres, promovendo uma consciência crítica entre o
alunado e uma maior compreensão do papel deste indivíduo na vida social e
cotidiana. |
Identificar
os princípios epistemológicos de construção dos saberes em diferentes
culturas, considerando as relações entre o senso comum e a consciência
crítica em diferentes períodos históricos. Compreender
as dimensões socioeconômicas, étnicas, religiosas, simbólicas e de gênero. |
Globalização
e novas questões sociais 6.
Obras do PAS |
2º BIMESTRE |
||
OBJETOS DE CONHECIMENTO |
HABILIDADES |
CONTEÚDOS |
Integrar
o conhecimento do alunado ao contexto social através de vivências,
aproximando o olhar perceptivo da realidade social. |
Consolidar
os conceitos de diversidade, identidade e diferença que constituem as
identidades individuais e coletivas. Discutir a genealogia das várias
vertentes do conhecimento a partir das quais o sujeito constrói a realidade
material e propõe outra imaterial. |
O apito da fábrica
Trabalhadores, uni-vos!
|
METODOLOGIA:
Aulas expositivas, trabalhos de pesquisa em grupo, avaliações
orais e avaliações escritas.
RECURSOS: Audiovisuais, tv, Datashow e livros com apostilas adicionais.
AVALIAÇÃO: Atividades
individuais no caderno – 2,0 pontos; Estudo dirigido (1º BIMESTRE) e Seminário
(2º BIMESTRE) 3,0 pontos; Avaliação Multidisciplinar ou projeto da escola 2,0
pontos; Avaliação bimestral 3,0 pontos.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA: São Paulo: Scipione, 2016. BOMENY, Helena et al. Tempos modernos: Tempos de Sociologia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário