domingo, 9 de fevereiro de 2025

PEE- COMO VIRAR PRESIDENTE - 2º ANO

 

 

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

COORDENAÇÃO REGIONAL DE ENSINO DE CEILÂNDIA

CENTRO DE ENSINO MÉDIO 09

 

PLANEJAMENTO DIDÁTICO PEDAGÓGICO - 2025

 

PEE- COMO VIRAR PRESIDENTE

UNIDADE CURRICULAR 1: CONCEITOS POLÍTICOS BÁSICOS

ÁREA DO CONHECIMENTO: CHSA

Bimestre

Período

10/02/25 a 25/04/2025

Semanas

11

Carga Horária prevista

40 h/a

PROFESSOR (A): AMANDA CRISTINA ARAÚJO MAMEDE DE CARVALHO

Série: 2º anos do Ensino Médio

Turno da Regência: vespertino

Unidade curricular 1: Politizando Conceitos Políticos Básicos

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA TRILHA (UNIDADE CURRICULAR)

Esta unidade curricular tem como objetivo investigar a dimensão política da realidade social, compreendendo os conceitos políticos básicos e a organização do sistema político brasileiro, a fim de promover os valores democráticos, a cidadania e os direitos humanos.

CONTEÚDOS

Ø  Conceitos de política, poder e Estado

Ø  Separação dos Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário

Ø  Regimes políticos: autoritários, totalitários e democráticos

Ø  Formas de governo: monárquico e republicano

Ø  Sistemas de governo: presidencialismo e parlamentarismo

ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM E FORMA DE PONTUAÇÃO

Ø  Aulas expositivas e dialogadas

Ø  Documentários e reflexões de letras de músicas dentro do tema da trilha

Ø   Debates e discussões referentes aos assuntos propostos

Ø  Será observado a participação dos alunos ao longo da trilha

Ø  Será considerado o envolvimento dos nas atividades e discussões.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BOBBIO, N.; MATTEUCCI, N.; PASQUINO, G. Dicionário de política. Editora UnB,1998.BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Brasília, DF,2018.BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Presidência daRepública. CLASTRES, P. A sociedade contra o Estado. Francisco Alves, 1982.DISTRITO FEDERAL. Currículo em Movimento do Novo Ensino Médio:pressupostos teóricos. Brasília: SEEDF, GDF, 2022.FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Graal, 1982. HOBBES, T. Leviatã. Abril Cultural, 1983. MARX, K.; ENGELS, F. O Manifesto do Partido Comunista. Expressão Popular,2020.MAQUIAVEL, N. O príncipe. Martins Fontes, 3ª ed., 2004.MONTESQUIEU, B. O espírito das leis. Abril, 1979.PLATÃO. A República. Martins Fontes, 2006.ROUSSEAU, J. Do contrato social. Abril Cultural, 1983. VOLTZ, C. P.; LEIRIAS, C. M.; ZUCCHETTI, D. T. Uma aula de sociologia daeducação com o método de rotação por estações de aprendizagem. RevistaPrâksis, v. 1, 2021. WEBER, M. Economia e sociedade. Editora UnB, 4ª ed., 2015.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TEXTO DE APOIO - SOCIOLOGIA

    TEXTO DE APOIO  - SOCIOLOGIA Karl Marx (1818-1883) foi um dos maiores críticos do sistema capitalista. Para ele, o sistema se suste...