GOVERNO
DO DISTRITO FEDERAL SECRETARIA
DE ESTADO DE EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO
REGIONAL DE ENSINO DE CEILÂNDIA CENTRO
DE ENSINO MÉDIO 09 |
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PLANEJAMENTO
DIDÁTICO PEDAGÓGICO - 2025
PEE- COMO VIRAR PRESIDENTE UNIDADE CURRICULAR 1: CONCEITOS POLÍTICOS
BÁSICOS ÁREA DO CONHECIMENTO: CHSA |
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Bimestre 1º |
Período 10/02/25 a 25/04/2025 |
Semanas 11 |
Carga
Horária prevista 40 h/a |
PROFESSOR (A): AMANDA CRISTINA ARAÚJO MAMEDE DE
CARVALHO |
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Série: 2º anos do Ensino Médio |
Turno da Regência: vespertino |
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Unidade
curricular 1: Politizando Conceitos Políticos Básicos |
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OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA TRILHA (UNIDADE
CURRICULAR) |
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Esta unidade curricular tem como objetivo investigar a dimensão política da realidade
social, compreendendo os conceitos políticos básicos e a organização do
sistema político brasileiro, a fim de promover os valores democráticos, a
cidadania e os direitos humanos. |
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CONTEÚDOS |
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Ø
Conceitos de política, poder e Estado Ø
Separação dos Poderes: Executivo, Legislativo
e Judiciário Ø
Regimes políticos: autoritários,
totalitários e democráticos Ø
Formas de governo: monárquico e
republicano Ø
Sistemas de governo: presidencialismo e
parlamentarismo |
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ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM E FORMA DE
PONTUAÇÃO |
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Ø Aulas expositivas e dialogadas Ø Documentários e reflexões de letras de músicas
dentro do tema da trilha Ø Debates e
discussões referentes aos assuntos propostos Ø Será observado a participação dos alunos ao longo
da trilha Ø Será considerado o envolvimento dos nas atividades
e discussões. |
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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |
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BOBBIO, N.; MATTEUCCI, N.; PASQUINO, G.
Dicionário de política. Editora UnB,1998.BRASIL. Base Nacional
Comum Curricular. Ministério da Educação. Brasília, DF,2018.BRASIL. Constituição
da República Federativa do Brasil de 1988. Presidência daRepública.
CLASTRES, P. A sociedade contra o Estado. Francisco Alves,
1982.DISTRITO FEDERAL. Currículo em Movimento do Novo Ensino Médio:pressupostos
teóricos. Brasília: SEEDF, GDF, 2022.FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Graal,
1982. HOBBES, T. Leviatã. Abril Cultural, 1983. MARX, K.; ENGELS, F. O
Manifesto do Partido Comunista. Expressão Popular,2020.MAQUIAVEL, N. O
príncipe. Martins Fontes, 3ª ed., 2004.MONTESQUIEU, B. O espírito das
leis. Abril, 1979.PLATÃO. A República. Martins Fontes,
2006.ROUSSEAU, J. Do contrato social. Abril Cultural, 1983. VOLTZ, C.
P.; LEIRIAS, C. M.; ZUCCHETTI, D. T. Uma aula de sociologia daeducação com
o método de rotação por estações de aprendizagem. RevistaPrâksis, v. 1,
2021. WEBER, M. Economia e sociedade. Editora UnB, 4ª ed., 2015. |
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