domingo, 9 de fevereiro de 2025

PLANO DE CURSO – 1º ANO

Componente: SOCIOLOGIA                                                                                                  Professor (a): AMANDA MAMEDE

PLANO DE CURSO – 1º ANO

 JUSTIFICATIVA: O plano de curso de Sociologia para o 1º ano do Ensino Médio inclui conteúdos como: Senso comum e senso crítico, metodologia de pesquisa, noção de política e sociedade, conceito de democracia, noções sobre cidadania, direitos humanos, Constituição Brasileira, desigualdades sociais, trabalho, sociedade e estrutura social.

 OBJETIVOS GERAIS: O objetivo do curso é que os alunos compreendam a Sociologia como uma forma de analisar a realidade social. Para isso, é importante que eles desenvolvam o pensamento sociológico e a capacidade de questionar a realidade social. 

CRONOGRAMA DE OBJETOS DE CONHECIMENTO, HABILIDADES E CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1º BIMESTRE

OBJETOS DE

CONHECIMENTO

HABILIDADES

CONTEÚDOS

 

  • A relação entre indivíduo e sociedade
  • A formação das Ciências Sociais
  • A origem e o desenvolvimento da Sociologia
  • O saber científico
  • A contribuição da Sociologia para a compreensão da vida social

 

 Desenvolver a compreensão dos conceitos sociológicos aprendidos em situações do cotidiano. Isso pode incluir análise de casos, estudos de mídia ou até mesmo projetos de pesquisa de campo, nos quais os alunos identificam e investigam problemas sociais em suas comunidades locais.

Incluir momentos de exploração e definição de conceitos fundamentais da Sociologia, como cultura, estratificação social, poder, identidade e instituições sociais. Os alunos podem ser incentivados a elaborar definições próprias, discutir exemplos e relacionar os conceitos à sua própria experiência e ao contexto social mais amplo.

 

1. Introdução às Ciências Sociais

- As Ciências Sociais: tipos de conhecimento, senso comum e conhecimento científico. - Contexto histórico de surgimento da Sociologia, Antropologia e Ciência Política.

- Conceitos básicos: Cultura, Sociedade ( sociólogos clássicos), Trabalho e Poder.

- O ofício do sociólogo. A imaginação sociológica.

- Tipos de análise: quantitativa, qualitativa, macrossociológica, microssociológica.

2. A relação Indivíduo e Sociedade

- Socialização. Papel social e instituições sociais. A família e a escola. Controle social e sanções sociais.

- Antropologia, o estudo das diferenças humanas.

- O ofício do antropólogo: Etnografia, desnaturalização e estranhamento.

- A construção do pensamento antropológico.

- A superação do etnocentrismo científico e o relativismo cultural.

- O conceito antropológico de cultura nos séculos XX e XXI.

- Relação entre cultura e natureza.

- A construção das identidades sociais e culturais.

- Indivíduos e grupos sociais.

- Preconceitos e discriminação.

- Diversidade cultural regional. Preconceito linguístico.

- Cultura, modos de ser e de viver: estruturas simbólicas e identidades.

- Estruturas simbólicas da sociedade brasileira: classe social, raça/etnia, gênero e geração e cultura no Brasil.

- Naturalização das desigualdades sociais e a violência.

 

2º BIMESTRE

OBJETOS DE

CONHECIMENTO

HABILIDADES

CONTEÚDOS

 

 

  • Etnocentrismo e alteridade
  • Identidade cultural e multiculturalismo
  • Universo cultural juvenil
  • Tribos urbanas
  • Padrões sociais
  • Discursos racistas
  • Impactos do progresso

 

Promover a compreensão das principais teorias sociológicas e suas contribuições para a análise da sociedade. Os alunos podem ser guiados na análise comparativa de diferentes perspectivas teóricas, como o funcionalismo, o conflito e o interacionismo simbólico, destacando suas visões sobre temas como estratificação social, mudança social e cultura. Isso incentiva os alunos a desenvolverem uma compreensão crítica das teorias e a aplicarem esses insights na interpretação de fenômenos sociais reais.

 

Organizar debates em sala de aula sobre temas relevantes da atualidade, como desigualdade social, direitos humanos e diversidade cultural. Os alunos podem ser divididos em grupos e preparar argumentos baseados em pesquisas e análises sociológicas, promovendo o pensamento crítico e a expressão de diferentes perspectivas.

As ciências sociais e o estudo dos diversos aspectos da sociedade.

Cultura e Nação

- A construção do sentimento de nacionalidade.

- Mito das 3 raças, Brasil Fascismo, eugenia e nacionalismo.

- Religião e Cultura. Conceito de matriz religiosa.

Religião como sistema cultural.

- Conceito de sincretismo religioso. Perseguição religiosa e colonização. Preconceito religioso e tolerância religiosa.

- As matrizes religiosas da sociedade brasileira.

- Identidade étnico-racial. O conceito de etnicidade, raça e racismo estrutural.

- Matriz africana e estigma cultural. Mito da Democracia racial. Pensamento colonial e etnia.

 

 

METODOLOGIA: Aulas expositivas, leituras e discussões de textos, debates e seminários, exibição de filmes, utilização de músicas e textos literários, pesquisas na internet e visitas técnicas.

RECURSOS: Audiovisuais, tv, Datashow e livros com apostilas adicionais.

AVALIAÇÃO: Atividades individuais no caderno – 2,0 pontos; Estudo dirigido (1º BIMESTRE) e Seminário (2º BIMESTRE) 3,0 pontos; Avaliação Multidisciplinar ou projeto da escola 2,0 pontos; Avaliação bimestral 3,0 pontos.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:  São Paulo: Scipione, 2016. BOMENY, Helena et al. Tempos modernos: Tempos de Sociologia


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