Componente: SOCIOLOGIA Professor (a): AMANDA MAMEDE
PLANO DE CURSO – 1º ANO
CRONOGRAMA DE OBJETOS DE CONHECIMENTO, HABILIDADES E CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO
1º BIMESTRE |
||
OBJETOS DE CONHECIMENTO |
HABILIDADES |
CONTEÚDOS |
|
Desenvolver a compreensão dos
conceitos sociológicos aprendidos em situações do cotidiano. Isso pode
incluir análise de casos, estudos de mídia ou até mesmo projetos de pesquisa
de campo, nos quais os alunos identificam e investigam problemas sociais em
suas comunidades locais. Incluir momentos de exploração e definição de conceitos
fundamentais da Sociologia, como cultura, estratificação social, poder,
identidade e instituições sociais. Os alunos podem ser incentivados a
elaborar definições próprias, discutir exemplos e relacionar os conceitos à
sua própria experiência e ao contexto social mais amplo. |
1. Introdução às Ciências Sociais - As Ciências Sociais: tipos de conhecimento, senso comum e
conhecimento científico. - Contexto histórico de surgimento da Sociologia,
Antropologia e Ciência Política. - Conceitos básicos: Cultura, Sociedade ( sociólogos clássicos),
Trabalho e Poder. - O ofício
do sociólogo. A imaginação sociológica. - Tipos de
análise: quantitativa, qualitativa, macrossociológica, microssociológica. 2. A relação
Indivíduo e Sociedade - Socialização. Papel social e instituições sociais. A família e
a escola. Controle social e sanções sociais. - Antropologia, o estudo das diferenças humanas. - O ofício
do antropólogo: Etnografia, desnaturalização e estranhamento. - A
construção do pensamento antropológico. - A
superação do etnocentrismo científico e o relativismo cultural. - O
conceito antropológico de cultura nos séculos XX e XXI. - Relação
entre cultura e natureza. - A
construção das identidades sociais e culturais. -
Indivíduos e grupos sociais. -
Preconceitos e discriminação. -
Diversidade cultural regional. Preconceito linguístico. - Cultura,
modos de ser e de viver: estruturas simbólicas e identidades. - Estruturas simbólicas da sociedade brasileira: classe social,
raça/etnia, gênero e geração e cultura no Brasil. - Naturalização das desigualdades sociais e a violência. |
2º BIMESTRE |
|||
OBJETOS DE CONHECIMENTO |
HABILIDADES |
CONTEÚDOS |
|
|
Promover a compreensão das principais teorias sociológicas
e suas contribuições para a análise da sociedade. Os alunos podem ser guiados
na análise comparativa de diferentes perspectivas teóricas, como o
funcionalismo, o conflito e o interacionismo simbólico, destacando suas
visões sobre temas como estratificação social, mudança social e cultura. Isso
incentiva os alunos a desenvolverem uma compreensão crítica das teorias e a
aplicarem esses insights na interpretação de fenômenos sociais reais. Organizar debates em sala de aula sobre temas relevantes
da atualidade, como desigualdade social, direitos humanos e diversidade
cultural. Os alunos podem ser divididos em grupos e preparar argumentos
baseados em pesquisas e análises sociológicas, promovendo o pensamento
crítico e a expressão de diferentes perspectivas. |
As ciências
sociais e o estudo dos diversos aspectos da sociedade. Cultura e Nação - A construção do sentimento de
nacionalidade. - Mito das 3 raças, Brasil
Fascismo, eugenia e nacionalismo. - Religião e Cultura. Conceito de
matriz religiosa. Religião como sistema cultural. - Conceito de sincretismo
religioso. Perseguição religiosa e colonização. Preconceito religioso e
tolerância religiosa. - As matrizes religiosas da
sociedade brasileira. - Identidade étnico-racial. O
conceito de etnicidade, raça e racismo estrutural. - Matriz africana e estigma cultural. Mito da Democracia racial.
Pensamento colonial e etnia. |
|
METODOLOGIA: Aulas expositivas, leituras e discussões de textos, debates e
seminários, exibição de filmes, utilização de músicas e textos literários, pesquisas
na internet e visitas técnicas.
RECURSOS: Audiovisuais, tv, Datashow e livros com apostilas adicionais.
AVALIAÇÃO: Atividades individuais no caderno – 2,0 pontos;
Estudo dirigido (1º BIMESTRE) e Seminário (2º BIMESTRE) 3,0 pontos; Avaliação
Multidisciplinar ou projeto da escola 2,0 pontos; Avaliação bimestral 3,0 pontos.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA: São Paulo: Scipione, 2016. BOMENY, Helena et al. Tempos modernos: Tempos de Sociologia
Nenhum comentário:
Postar um comentário